Cardeal Dom Sérgio da Rocha instalará duas novas paróquias no DF

Posted · Add Comment


 
 

O Cardeal-Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, celebrará nos dias 24 e 25 deste mês a instalação de duas novas Paróquias no Distrito Federal: A paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Samambaia; e paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Paranoá.

 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima será instalada neste sábado, 25, em Cerimônia presidida pelo próprio cardeal, a partir das 9h da manhã, em solenidade aberta à comunidade. No domingo, 26, a partir das 9h30, está prevista para ocorrer a nova solenidade de instalação, agora da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Paranoá.

 

Somente no ano de 2017 foram instaladas quatro novas paróquias. A contar destas duas novas paroquias nas cidades da Samambaia e Paranoá, já haviam sido instaladas paróquias em Sobradinho e Planaltina; além da criação de uma nova área pastoral na cidade de Vicente Pires.

 
Arquidiocese
 

Neste ano, a Arquidiocese de Brasília passa a contar com 148 paróquias, sendo quatro desses templos áreas pastorais. Essas áreas pastorais, também conhecidas como “quase-paróquias”, são, segundo o Código de Direito Canônico da Igreja Católica: “uma determinada comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais.” (cân 516).

 

Uma nova paróquia é criada a depender da necessidade de cada região e comunidade. A responsabilidade pelo processo de avaliação desta necessidade é do Arcebispo local ou do bispo da Diocese. No caso da Arquidiocese de Brasília, a análise é realizada pelo Cardeal-Arcebispo Dom Sérgio da Rocha.

 


 
 
Serviço
 
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Endereço: QR 414  cj. B Lt. 1  – Samambaia
 
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Condomínio Mansões Entre Lagos AE 1 – Paranoá
 
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Programa de Assentamento Dirigido pelo DF (PAD DF)/ Planaltina
 
Paróquia Divino Espírito Santo
Endereço: Nova Colina II, Área da Igrejinha – Entre Lagos/ Sobradinho
 
Área Pastoral São José Operário
Endereço: SHVP, Rua 08 AE 312 S/N, Bairro São José – Vicente Pires
 
Por Guilherme Rocha
Comunicação