Cardeal Dom Sérgio da Rocha participa de sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Posted · Add Comment


 
 

No próximo dia 03 de abril, a Câmara Legislativa do Distrito Federal deve realizar uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2017. A solenidade tem previsão de ser iniciada às 15h, no Plenário principal da Casa. A sessão é aberta ao público. O Cardeal-Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, confirmou presença na sessão.

 

Com o Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo alertar a população brasileira para os cuidados com o meio ambiente, em especial os biomas brasileiros. A Campanha da Fraternidade é organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana do Brasil com apoio de diversas instituições religiosas e sociais.

 
 

 
Campanha da Fraternidade
 

O principal intuito da Campanha da Fraternidade (CF) é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto e atual que envolve o País como um todo, buscando caminhos de solução unindo cada vez mais Igreja e sociedade. A cada ano é escolhido um tema, que a partir de uma realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além disso a Campanha da Fraternidade é norteada pelos princípios:

  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

 

O gesto financeiro concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Essa coleta é feita em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A arrecadação integra o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; onde 60% destes recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% restantes dos recursos compõem o FNS usados para o fortalecimento de ações de solidariedade e caridade em diferentes regiões do País.

 

A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e é realizada durante todo o ano Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais por todo o País.

 
História
 
 

 

A Campanha da Fraternidade foi idealizada no ano de 1961 por sacerdotes da fundação Cáritas Brasileira e aprovada pela Conferência Episcopal Brasileira (CNBB) em 1964, à luz do Concílio Vaticano Segundo. Em 1970 o Santo Padre, Papa São Paulo VI, através do rádio e da televisão enviou uma mensagem à campanha em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF até os dias atuais.

 

A primeira Campanha da Fraternidade no Brasil foi realizada no ano de 1964 com o tema “Igreja em Renovação” e lema “Igreja em renovação”. Em 2017 será realizada a 54ª edição ininterrupta desta campanha, sendo a quinta de caráter ecumênico.

 
Por Guilherme Rocha
Comunicação