Santo Terço

Hosted by:

Genre:


O Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominados Terço – e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios Luminosos.

 

Rezar o Terço diariamente nos fortalece na fé em Deus, Jesus, Espírito Santo e na Santa Virgem Maria, sempre tão presente em nossas vidas.

 

Para se rezar o Santo Rosário, criou-se um instrumento denominado “Terço” exatamente por conter as bolinhas (ou contas) necessárias para contar as orações recitadas, correspondentes à uma terça parte do Rosário completo original, que continha 15 mistérios.

 

O “terço” é composto de uma cruz seguida de contas (bolinhas), trançadas em um fio ou corrente, separadas em grupos específicos que representam no total as orações de um Credo, seis Pai-Nosso e cinquenta e três Ave-Maria, ou seja, a terça parte do Rosário. Vide figura abaixo:

Inicia-se o terço com o Sinal da Cruz, oferecimento do terço e a oração preparatória (vide item Orações do Santo Rosário no final desta página).

 

A cruz no rosário representa nossa Profissão de Fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Credo (Creio em Deus).  A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usadas para rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias na intenção de invocar a Santíssima Trindade em nossa vida, na seqüência reze um Glória ao Pai (não considerado nas contas).

Inicia-se então a citação dos santos mistérios do Rosário, conforme os dias da semana: Às segundas e sábados são citados os Mistérios Gozosos; às terças e sextas-feiras, os Mistérios Dolorosos; às quartas e domingos, os Mistérios Gloriosos; e às quintas, os Mistérios Luminosos.

 
 

luminosos-640x280

 

Diariamente, na programação da Rádio Maria Brasil, é rezado o Santo Rosário completo, com a meditação de todos os quatro mistérios. O segundo terço contemplado deste rosário diário são os da alegria, simbolizando a Luz do Mundo: Jesus. Meditamos, então, o batismo do nosso Senhor Jesus Cristo no Rio Jordão; o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná da Galileia; a Proclamação do Reino de Deus e o chamado à conversão; a transfiguração de Jesus no monte Tabor; e a Instituição da

 
 
tero_n1

 

Intenções;

 

Sinal da Cruz;

 

Invocação do Espírito Santo;

 

Credo;

 

Pai Nosso;

 

Angelus (3 Ave Marias em honra à Santíssima Trindade);

 

Glória ao Pai;

 

Jaculatória;

 

Cinco Mistérios:

 

Pai Nosso;

10 Ave Maris;

 

Gloria ao Pai;

 

Jaculatória;

 

Agradecimento;

 

Salve Rainha;

 

Ladainha de Nossa Senhora;

 

Oração Final;

 

Consagração à Nossa Senhora;

 

reze-terc3a7o

Schedule

  • Monday - 6:02 am - 7:00 am
  • Tuesday - 6:02 am - 7:00 am
  • Wednesday - 6:02 am - 7:00 am
  • Thursday - 6:02 am - 7:00 am
  • Friday - 6:02 am - 7:00 am

Playlists

Blog Posts

    Comments are closed.