Legião de Maria (Olegário Sol)

Hosted by:

Genre:


olegario

 

O programa Legião de maria que vai ao ar toda terça-feira às 17h na Rádio Maria Brasil é apresentado pelo Legionário Olegário Sol.

 

A Legião de Maria é um Movimento internacional, católico de leigos que querem colaborar na Missão evangelizadora da Igreja. Seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja.

 

A espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e no estabelecimento do Reino de Deus, no mundo. Os Legionários dão-se, pois, a Nossa Senhora; querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja, encarregada de criar e educar, na vida divina, os membros do Corpo de Cristo e também encarregada de combater o demônio que insiste em arrancar os homens do poder de Deus.

 

No exercício do seu apostolado, eles consideraram-se como “instrumentos” da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.

 

legião

 

ORGANIZAÇÃO

 

A denominação da Legião de Maria e os diversos termos latinos que utiliza foram tirados da Legião romana, porque são universais e compreendidos em todo o mundo. Sugerem também a disciplina e a organização fortemente estruturada do movimento.

 

Os “estatutos” da Associação estão contidos no Manual oficial da Legião de Maria. Esse Manual é também um trabalho de espiritualidade e um guia prático para os Membros. O elemento de base da Legião de Maria é o Praesidium, pequeno grupo de 4 a 20 pessoas. Toma a iniciativa dos trabalhos apostólicos, tendo em conta a orientação dos Bispos e dos Párocos.

 

72

 

Os Membros de um Praesidium têm duas obrigações fundamentais:

 

l Assistir regularmente à reunião semanal, na qual rezam em conjunto e recebem uma formação espiritual e prática para o apostolado;

 

l Executar um  trabalho apostólico, definido, do qual são encarregados pelo Praesidium e de que prestam contas, em cada reunião.

 

A Legião de Maria está à disposição da Autoridade Eclesiástica, para toda atividade de apostolado leigo.

 

images (1)

MEMBROS ATIVOS

 

 Condições de Admissão

 

Qualquer católico praticante pode-se tornar Membro Ativo da Legião, desde que a se encontre animado do seu espírito ou, pelo menos, disposto a esforçar-se por adquiri-lo e vive-lo. A assistência à reunião semanal do Praesidium é uma obrigação primordial. As crianças ou os jovens com menos de 18 anos só podem ser admitidos nos Praesidia Juvenis.

 

 VIDA ESPIRITUAL

 

Oração: reza diária da “Catena Legionis”, oração a Nossa Senhora que é como um traço de união entre os Membros da Legião. A reza do Terço, a Missa e a Comunhão diária são muito aconselháveis.

 

São igualmente desejáveis:

A Consagração a Maria, tal como a recomenda S. Luís Maria de Montfort, manifestada no abandono filial e na verdadeira devoção.

Um retiro anual individual ou coletivo conforme as possibilidades.

 

images

APOSTOLADO

 

O trabalho apostólico é distribuído pelo Praesidium a cada par legionário de modo preciso, em cada reunião; deles se prestam contas na reunião seguinte.

Todo trabalho legionário é como que uma participação na missão de Maria, sendo executada em união com Ela, 2 a 2.

 

 COMPROMISSO LEGIONÁRIO

 

Esse  compromisso é feito após um certo período de provação. É um compromisso de honra de servir fielmente na Legião. Está expressa numa oração dirigida ao Espírito Santo e traduz a vontade de viver em união com Aquela que se encontra, de uma forma tão perfeita, união ao mesmo Espírito.

 

MEMBROS AUXILIARES

 

 A RAZÃO DE SUA EXISTÊNCIA

 

         Apoiar, com ORAÇÃO, os  Membros Ativos no seu trabalho apostólico. Cada Praesidium procura rodear-se de um corpo numeroso de Membros Auxiliares.

        A esses membros proporciomam-se reuniões de formação espiritual, a fim de os associar às riquezas espirituais e à vida da Legião de Maria.

 

legiao_papa_francisco

 O SEU COMPROMISSO

 

Rezar diariamente, pelas intenções da Santíssima Virgem, as orações especiais da Legião de Maria, reproduzidas no folheto (Tessera) que lhes é entregue.

Os auxiliares empenham-se em tornar conhecida, a seu redor, a Legião de Maria e em propagar o culto a Nossa Senhora.

Certos Auxiliares (“Adjutores”) comprometem-se mesmo a participar diariamente da Santa Missa e a rezar o Ofício aprovado pela Igreja.

 AINDA MAIS

 

Os  Auxiliares são convidados à total Consagração a Maria, tal como a  recomenda S. Luís Maria de Montfort. Igualmente se lhes aconselha que usem a Medalha Milagrosa e a tornem conhecida, pois que  ela resume a fé cristã, no que respeita ao papel da Imaculada, na obra divina da Redenção do mundo

missa_entrada_estandarte

 

SETORES DE APOSTOLADO

 

         Movimento evangelizador em toda a acepção da palavra, a Legião de Maria esforça-se por chegar a todos os homens, por todas as vias possíveis, tendo sempre a preocupação do contato pessoal.

        Daí, a enorme variedade de trabalho de apostolado realizado pelos Legionários, de acordo com os respectivos párocos:

       – Visitas a lares (apostolado particularmente grato à Legião de Maria):

l Aos doentes, pessoas idosas ou solitárias

l Aos não-católicos

l Aos novos moradores de um prédio

l Às famílias, por ocasião de um batismo, de um casamento ou de um falecimento.

       – Preparação de missões paroquiais

       – Catequese nas paróquias e a domicílio

       – Visitas a hospitais e as casas de recolhimento

       – Apostolado junto a Imigrantes. Alfabetização

       – Visitas a presos e a suas famílias

       – Apostolado nos meios de droga e de prostituição

       – Celebração de Culto aos domingos, onde não haja Padres

       – Preparação de pessoas para recepção dos sacramentos (Batismo, Primeira Comunhão, Casamento)

       – Jornada de Apostolado (Vários Membros do mesmo Praesidium deslocam-se, em um Domingo, a uma localidade não muito distante, para lá contactarem as pessoas em suas residências, e nos lugares públicos (jardins, ruas, cafés), falando-lhes de Deus e levando-as a refletir sobre a fé)

       – A Legião está apta a desenvolver trabalhos em todas as Pastorais.

 

legiao_maria_via_sacra_foto_senatus_sp_2015_5

 

 PEREGRINAÇÃO POR CRISTO (PPC)

 

         De acordo com os responsáveis eclesiásticos, equipes de cerca de dez Legionários, dirigem-se a uma localidade (cidade ou vila) onde permanecem duas ou três semanas. Aos pares abordam as pessoas na rua, nas estações, nos parques públicos, vão de porta em porta – e provocam a sua reação sobre a questão essencial: as suas relações com Deus. As campanhas de P. P. C fazem em todo o mundo. Convidam-se as pessoas para uma reunião; para assistir a uma Missa. Numerosos regressos à prática da fé e conversões são fruto dessas campanhas, empreendidas com autêntico espírito evangélico, a exemplo dos Apóstolos enviados em missão, dois a dois, pelo próprio Cristo.

 

PALAVRAS LATINAS USADAS NA LEGIÃO E SEU SIGNIFICADO

 

 1 – PRAESIDIUM significa Praça, um destacamento de soldados; entre os romanos significava geralmente o grupo de soldados encarregados da guarda de uma localidade. Na Legião o grupo da Legião. (No plural – PRAESIDIA)

 

 2 – CURIA é o conselho Diretivo constituído por todos os Oficiais dos vários PRAESIDIA que existem em determinado território.

 

 3 – O COMITIUM é um conselho diretivo encarregado de supervisionar as atividades de várias Curiae numa determinada DIOCESE.

 

 4 – REGIA conselho que supervisiona as atividades dos Comitia e Curiae num território bem maior que o do Comitium e menor que o do Senatus.

 

 5 – O SENATUS é o conselho diretivo nacional ou regional encarregado de várias Regiae, Comitia e Curiae numa região.

 

 6 – O CONCILIUM LEGIONIS é o Conselho Supremo, em Dublin que dirige a Legião em todas as partes do mundo. )A concatenação entre os Praesidia e os Conselhos Diretores, destes entre si e de todos com o Concilium Legionis, é feita por meio de reuniões de oficiais, visitas, relatórios periódicos, de correspondência).

 

 7 – TESSERA significa a “senha” ou “ficha”; sinal de identificação. Na Legião significa a folhinha das orações da Legião que circula entre todos os Legionários e é o penhor de unidade e fraternidade entre eles.

 

 8 – CATENA significa a “corrente” ou “cadeia”; é aplicado na Legião à oração do Magnificat que o Legionário recita diariamente e é o vínculo que une a Legião à vida diária de todos os seus membros.

 

 9 – VEXILLUM significa o “estandarte”. O estandarte da Legião é a adaptação do estandarte da Legião Romana.

 

 10 – ACIES significa “um exército em ordem de batalha”. Aplica-se na Legião à solenidade anual em que os Legionários desfilam em frente da imagem de Nossa Senhora e tomando nas mãos o Vexillum, renovam a sua consagração à Maria Santíssima.

 

 11 – ALLOCUTIO ou “alocução” era o discurso do General Romano aos seus legionários. Aplica-se à prática que o Diretor Espiritual ou Presidente faz aos seus legionários.

 

 

O ROSÁRIO DE MARIA

 

A oração do Rosário é a arma do Cristão para vencer as tentações e as forças do mal. O rosário é a melhor maneira de rezar. É uma devoção toda Divina, uma fonte de graças, um remédio a mil males, uma corrente que une o céu à terra, um arco-íris de paz que o Senhor, em sua misericórdia, traçou no firmamento de sua Igreja, uma âncora de salvação para todos os Cristãos.

 

Santa Tereza

LM CORPUS CHRISTI

 

Olegário Vicente Sol, conhecido como Olegário Sol, 46 anos, Servidor Público, Empreendedor, graduado em Processamento de Dados e  Bacharel em Direito com OAB-DF, especialização em Direito Penal, casado e pai de duas filhas. Mineiro, veio para o Distrito Federal com um ano de idade.

 

Aos 10 anos recebeu a Sagrada Comunhão do Papa João II, na sua 1ª visita ao Brasil, na oportunidade entregou a chave de Brasília a Vossa Santidade.

 

Aos 14 anos entrou para a Legião de Maria, movimento da igreja católica, hoje é oficial de Conselhos e administrador do site www.legiomariae.com.

 

Aos 16 anos começou trabalhar como monitor/instrutor de informática e programador.

 

É Escrivão de Polícia Civil, do Entorno Sul do Distrito Federal desde 2005.

 

É analista de sistemas, desde 1987, com o produto www.softsol.com.br,  informatizou dezenas de empresas de diversas atividades comerciais e cidades como madeireiras, agropecuárias, auto-peças, lojas de tecidos, móveis, lojas esportivas, produções de hortaliças, etc.

 

Trabalhou no Grupo Canhedo, empresa VIPLAN, exercendo a função de Analista de Sistemas por 9 anos.

 

Foi condutor do programa “Tempo de encontro” da Rádio Rede Imaculada,  94.5 FM, por 5 anos.

 

É condutor do programa “Legião de Maria – Um Exército em Ordem de Batalha” na www.RadioMaria.org.br – Toda terça-feira das 17h às 18h

 

www.OlegarioSol.com.br

www.twitter.com/olegariosol e  Facebook Olegario Sol

Email: falecom@olegariosol.com.br

 

FRANK DUFF (1889 – 1980) Fundador da Legião de Maria. Participou, como auditor, do Concílio Vaticano II, a convite de Paulo VI.

 

Frank Duff nasceu em Dublim, na Irlanda, a 7 de junho de 1889. Entrou para o Funcionalismo Civil aos 18 anos. Aos 24, alistou-se na Sociedade de S. Vicente de Paulo, onde foi levado a um mais profundo compromisso com a sua Fé Católica e adquiriu, ao mesmo tempo, uma grande sensibilidade às necessidades dos pobres e desfavorecidos.

 

Juntamente com um grupo de senhoras católicas e o Padre Michael Toher, da Arquidiocese de Dublim, fundou o primeiro Praesidium da Legião de Maria, a 7 de setembro de 1921. A partir desta data até a morte, a 7 de novembro de 1980, orientou a extensão mundial da Legião, com heróica dedicação. Assistiu ao Concílio Vaticano II, como observador leigo.

 

Os seus ímpetos de profunda compreensão do papel da Santíssima Virgem no plano da Redenção, bem como do papel dos fiéis leigos na missão da Igreja, refletem-se no Manual, quase inteiramente, obra das suas mãos.

 

O INÍCIO

 

l Em Dublim, a 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e, por iniciativa de Frank Duff, jovem funcionário do Ministério das Finanças, reúnem-se umas quinze pessoas para juntas, procurar uma forma de apostolado.

 

l Todos invocam o Espírito Santo e rezam o Terço, após o que resolvem visitar, dois a dois, tal como os Apóstolos, os doentes hospitalizados. Exprimem também o desejo de se reencontrarem todas as semanas.

 

l A Legião de Maria acaba de nascer… com as suas características:

1.    oração em comum

2.    trabalho apostólico bem determinado

3.    reunião semanal

 

E esta forma de apostolado, não elaborada no começo, mas animada de uma grande confiança na ação de Maria, a favor da evangelização, estende-se ao mundo inteiro.

 

FINALIDADE E ESPÍRITO DA LEGIÃO DE MARIA

 

VENERÁVEL EDEL QUINN (1907 – 1944) Durante os oito últimos anos de sua vida, com uma força sobrehumana, percorre a África, para lá fundar a Legião de Maria. O processo de sua beatificação está se realizando em Roma.

Schedule

  • Tuesday - 5:05 pm - 5:55 pm

Playlists

Blog Posts

    Comments are closed.